Sobre mim…

Sou um bipolar entrando nos 24 anos quase chegando aos trinta anos de idade,  que teve uma infância pobre e difícil, uma adolescência conturbada, perdeu a mãe cedo, se relaciona de forma superficial com o pai. Estou prestes a terminar Terminei a minha segunda faculdade, apesar de ter abandonado a primeira, e tenho um emprego que só mantenho porque dependo dele melhor do que a maioria das pessoas (aliás, é um emprego muito bom), embora às vezes eu tenha vontade de mandar tudo pro espaço (embora eu ganhe muito melhor do que no passado, hoje eu tenho muito mais dor de cabeça, estresse… as responsabilidades).

Descobri o Transtorno Bipolar do Humor após uma série sucessiva de diagnósticos errados, e finalmente o tratamento parece dar certo. Entretanto, começo a descobrir um “eu-mesmo” pior (talvez) do que o desequilibrado em virtude da doença… A maior parte do meu problema era a falta de dinheiro, isso é fato: hoje eu tenho dinheiro pra fazer o tratamento, pra ter satisfação (comprar livros, passear, comer boa comida, viajar). Mas eu continuo me sentindo vazio. Na verdade, queria encontrar uma companheira que tenha os mesmos gostos que eu… estou cada vez mais carente (e com o “contra” de não ter mais fases maníacas, me sinto mais acanhado, mais inseguro…).

O blog é pra falar sobre todas as aventuras e desventuras da vida cotidiana, e mostrar que a bipolaridade não deve ser encarada como um estigma. Até os dito “normais” tem problemas…

116 comments so far

  1. Elisabete Salomão on

    Olá..
    Tbm sou bipolar, descobri a uns 2 anos, nesse momento me sinto muito bem. Faça tratamento medicamentoso e terapeutico.
    Se quiser trocar experiências e idéias podes me mandar emails.
    Abraço…e a vida é linda e vale apena ser vivida
    Bete

    • claudia on

      BETI GOSTARIA MUITO DE PODER TROCAR EXPERIENCIAS COM VC A 1 ANO DESCOBRI QUE TAMBEM SOU BIPOLAR ME ADD CLAUDIALIMA_OLIVEIRA@HOTMAIL.COM

      • MIAZINHA on

        e eu que acabo de descobrir e to muito mal !!!!!!! nao faz nem duas horas que descobrie e nao sei oque fazer ???????????tenho 12anos e tudo apresenta que eu sou bipolar cm essa idade eu to muito assustada

    • ROSE on

      OI BETE MEU NOME E ROSE, GOSTARIA DE CONVERSAR COM ALGUEM QUE SEJA BIPOLAR, DESCOBRI QUE SOU A DOIS ANOS
      BJSSSS

    • ana vaza on

      http://avaza.blogs.sapo.pt/

      Olá eu também sou, e tou numa fase terrivel…além disso tenho outros problemas, também adoraria trocar ideias com alguem que me compreendesse

      obrigada

      • Solange Gonsalves da Silva on

        Oi Bete meu nome e Solange e agora que pedi a conta do serviço. Pois trabalhei 2 anos e 4 meses e não fiz aviso prévio e ganhei só R$ 36,30 de tempo. Mas não estou conseguindo pagar minhas dívidas e se falar com o esposo fica bravo. Pois eu gosto de ser Voluntária em tudo e gosto de ajudar ao próximo e me sinto bem por estar frequentando a Igreja Adventista do 7°Dia me fortalece ao lado de Jesus. E por saber que Jesus vai voltar e todo olho verá. Aquele que será salvo e se for batizado como João Batista batizou Jesus como conta esta história na palavra de Deus. Pois o bipolar nos deixa muito triste e pessoas que não nós entende nós machucam com palavras. Mas se Deus e por nós quem sera contra nós. So estou sentindo muita dor de cabeça frequente e não consigo dormir.
        Procure o Novo Tempo lugar de paz.

    • JOSE ROBERTO on

      Oi Bete e demais,

      Tenho um grande amigo que tem transtorno bipolar. Será que devo dizer que ele tem transtorno bipolar ou que ele é bipolar? Acho que assumir que é bipolar é restringir-se a uma doença, é anular-se completamente. Ele é uma pessoa inteligente, cheia de virtudes e defeitos como qualquer um e que, por fatalidade, é portador de uma doença que mexe com seu humor. Será que isto faz diferença?
      Um abraço,

      José Roberto

    • Jana on

      Olá Elisabete!
      Como vc mesma disse, a vida é linda e vale a pena ser vivida. Nunca esperamos que algo de ruim nos acontecerá, mas não é bem assim que a vida funciona.Faz 03 anos que descobri ser bipolar, passei por várias situações complicadas, como por exemplo:surtos e internações.Graças a Deus, hoje estou ótima, trabalho,tb faço tratamentos e dou mais valor a minha vida do que antes.
      Fique com Deus…
      Jana

    • Roberta on

      Oi Bete, gostaria também de conversar com vc.

  2. alba lucia on

    tem momentos que eu penso que estou com um diagnostico precipitadamente errado, mas tb sei que posso tá vivendo uma negação…eu realmente sou uma mulher de fases;esse negócio de mal humor é muito chato. na verdade sou filha de uma grande mal humorada e sempre critiquei isso!um belo dia fazendo uma pseudo terapia o médico me diagnosticou dom disturbio bipolar eu mantenho isso em sigilo pra o pessoal aqui em casa e por isso ninguém sabe o que acontece na verdade comigo pq o povo aqui finge ser feliz.acho que vou precisar de vcs.

  3. Elisabete Salomão on

    Alba, a única maneira de descobrir se você é realmente bipolar é procurando um médico, um psiquiatra preferêncialmente. Eu, posso te dizer que o que mais me ajudou, além dos medicamentos, foi a terapia, ela me ajuda a me conhecer, a entender o que acontece comigo, a compreender as minhas emoções e poder controlá-las. Quanto a família, acho que você deveria conversar com eles a esse respeito, eu encontrei na minha família um grande amor, hj eles são peças fundamentais no meu bem estar. Hj a gente se entende e se perdoa, perdoa todos os dias, pq sempre cometemos erros. E pode contar comigo para te ajudar.

  4. Mariele on

    Bem como começar a assumir algo que achava que iria me matar menos dia. DEscobri a doença À 06 MESES SINCERAMNETE OS REMÉDIO ME DEIXAM COMPLETAMENTE ESQUISITA, FORA DE MIM. ENGORDEI 04 KILOS COM ELE. E SOU COMPLETAMENTE COMPLEXADA COM MEU CORPO IMAGINA… BEM DEIXO ESTE DEPOIMENTO, PARA RELATAR QUE APESAR DE MINHA NEUROSE, É NECESSÁRIO QUE SEJAMOS SESTOS AO PONTO DE ASSUMIR, QUE PRECISAMOS DE AJUDA. ESTOU ME ADAPTANDO COM TUDO ISSO, MAS TEM SIDO MUITO DIFICIL, ESTOU NA FASE DEPRESSIVA. TRABALHANDO, ESTUDANDO E NAMORANDO O QUE NÃO É FACIL, PARA ELE ME ATURAR .. RS .. BEM POR HOJE É SÓ ..
    DEUS ABENÇOE A TODOS NÓS …

    • FRANCISCA DUARTR on

      GOSTARIA DE CONVERSAR COM ALGUEM E PRECISO DIVIDIR OS MESMOS ASSUNTOS ME ADD NO FACEBOOK FDUARTE1976@HOTMAIL.COM…..FRANCISCA DUARTE

  5. Bárbara on

    Muito legal o teu blog cara.
    Tenho 33 anos,solteira,sem filhos.
    Minha primeira crise foi aos 20 anos.
    altos e baixos… mas superamos, não tem outro jeito, né?
    Grande beijo no seu coração, força.
    Muito legal teu blog.
    Que Deus o abençõe.

    • cleo on

      OLÁ LEGAL O TEU BLOG,TENHO 51 ANOS SOU BIPOLAR,ESTOU EM CRISES,MINHA FAMILIA ME APOIA, MAS NÃO ENTENDE A SITUAÇÃO DAS MINHAS MUDANÇAS CONTANTES DE HUMOR.ESTOU PASSANDO POR UMA FASE HORRIVEL ESTOU ENGORDANDO COM OS MEDICAMENTOS.POR FAVOR SERIA POSSIVEL COMPARTILHAR COMIGO SOBRE ESSE PROBLEMA COMO POSSO ENFRENTÁ-LO.

      • Maria Terra on

        Oi. Tomei SEROQUEL e engordei VINTE quilos. Aliás, 25. O médico mandou malhar e eu não o fiz. Então, perguntem se o remedio retarda o metabolismo, se retardar… dieta e academia ou ficarão bipolares, aciiiiiiima do peso e desespolares.

  6. giane on

    história de vida muito parecida com a minha.
    vamos conversar por e-mail pode ser?

  7. Andressa on

    olá, vc poderia me adicionar em seu msn?
    andressinha_167@hotmail.com.
    Obrigado pelo carinho.

    Atenciosamente Andressa

  8. pablo basilio on

    Oi, estou trabalhando em um projeto que tem a bipolaridade com um dos vários temas.Adoraria esclarecer algumas dúvidas, e por isso gostaria de saber se posso contar com a sua ajuda para esclarecê-las.Poderia me ajudar?no caso eu enviaria um e-mail com algumas perguntas e depois voc~e me enviaria de volta.Se você puder me ajudar, você podeia me enviar um e-mail?desde já muito obrigado e a partir de hoje, passarei a ler sempre o blog.

    • Caroline Luiza Pereira on

      Ola Pablo mesmo que tenha passado um tempo ja… vc poderia passar para mim? caroluiza@gmail.com e msn caroluiza#ig.com.br obrigada

  9. Karina on

    Pessoal,tenho uma história muito parecida c/ a da Mariele, descobri o bipolar a 8 meses e engordei 8 kilos,não aceito a doença ela está me destruíndo por dentro….. mas procurei ajuda,faço tratamento c/remédios (seroquel e amato)e terapia semanal.Sofro muito c/a doença,dói na alma….,estou fazendo o uso do amato há 15 dias e percebo melhoras,mesmo assim me sinto estranha. Nunca fiz o uso de drogas,mas para mim todos esses remédios me deixam com a sensação de estar drogada 24 horas.Fiquem c/ Deus

  10. suzana dantas on

    sou bipolar e gostaria de trocar experiencias , me escrevam. grata suzana

    • Douglas on

      Oi Suzana, tudo bem?

    • selma on

      Oi Suzana sou bipolar e gostaria muito de manter contato com vc, não estou conseguindo entrar no meu msn se vc tiver orkut me add estarei esperando ansiosamente o seu convite.Vamos ser amigas.

  11. Fabíola on

    Oi! Sofro de Depressão Bipolar, que é bem similar ao Transtorno do Humor Bipolar, mas só com algumas poucas diferenças. Em seis anos de tratamento já tomei Rivotril, Serzone, Tofranil, Donaren, Diazepan, Cebrilin, Lamitor, Meleril, Geodon, Eutonis e mais uns dois que nem lembro o nome. Minha saúde é meio frágil, talvez por causa de tanta gororoba química no meu organismo. Hoje faço tratamento com Carbolitium de 450mg e Pondera de 30mg (e mais um Rivotril sublingual em caso de emergência e um Donaren de 50mg em caso de não conseguir dormir). Algumas pessoas em volta de mim dizem que o psiquiátra vai me matar de tanto remédio. Mas sinto que não tenho alternativa. Quem sofre de doenças psico-somáticas sabe o quanto é difícil viver em um mundo de pessoas que se dizem normais e sabem o quanto dói ser apontado como uma pessoa anormal, o quanto dói ser chamado de fraco e molenga quando o que você tem é só uma doença como qualquer outra. Bom compartilhar e se relacionar com pessoas iguais a mim. Encontrei essa página por acaso e gostei muito. Me sinto entre iguais, entre pessoas que eu sei o que passam e que sabem o que eu passo. Sei que me relacionando com gente igual a mim ninguém vai me fazer chorar como os outros quando dizem que eu sou fraca e perturbada. Isso dói demais!

    • Douglas on

      Oi Fabiola. Compreendo a sua dor. Tem gente, “normal”, que critica outros que nao sao como o que é comum. Quem nao passaou ou passa por sofrimentos mentais parece nao ter sensibilidade para respeitar quem passa por esse tipo de sofrimento. Só queria que você soubesse que eu te endendo.

    • adamastor on

      depressão bipolar nada mais é que a depressão que acontece no transtorno bipolar

    • fabiani on

      fabiola, não liguei com q os outros dizem!!! sou bipolar ,trato a muitos anos ,e agora minha filha de 8 anos tbm foi diagnosticada com thda,trantorno de hiperatividade e deficit atençao , e toc transtorno obssesivo compulsivo, eu sei o q vc passa pq varias vezes fui criticada,por familiares, como hipocondriaca ,é triste ,mas o pior ,é ser e nao querer se tratar ,pior ainda é não assumir o q é ,ja chorei muito,no dia q recebi o laudo da minha princesinha ,queria abrir um buraco no chão e entrar nele ,mais sempre coloco na minha cabeça ,q existe coisas piores do q bipolaridade e hiperatividade ,o preconceito ,q sinto na escola da minha filha ,me faz ver e sentir ,q apenas vemos o mundo de uma maneira diferente ,mais sensivel,tive o msm poblema com peso ,engordei 12 kg com um medicamento .esqueça o q outros falam e pensam ,vc nao esta sozinha lembre-se disso.

  12. Regina Claudia Lima on

    Oi, só pra dizer que adoro teu blog.Sou bipolardiagnosticada a 14 anos, durante anos me tratei com litio e agora mudamos eu e meu psiquiatra para um anticonvulsionante de ponta. Os efeitos colaterais me matam,mas considero como o preço a pagar kkkkk
    Já aprendi a aceitar que sou portadora de uma doença e o ironico é que sou portadora de uma outra doença bem mais complicada de manter sob controle. Carma? Não sei, só sei que se tenho que matar esses Leões,tudo bem, não vou fugir da raia. e entre depressões e euforias vou tentando me encontrar.

  13. Natália on

    Nossa, é bom saber q existem tantos como eu…mas tento não otmar remedios não gosto, porem qdo chega a fase da depressão eu coloco muita coisa da minha vida em risco..inclusive a vida. Parabéns pelo seu blog e vou procurar vir sempre aqui dar uma espiada…me faz sentir normal e não uma louca que as vezes quer abraçar o mundo e outras a filha louca q não sai do quarto e come o mundo!
    Bjixxx

    • Ana Vaza on

      Eu tambe sou bipolar e queria que me esclarecessem, se puderem por favor vejam http://avaza.blogs.sapo.pt/

      tenho antecedentes de anorexia, por isso não tomo a medicaçaõ….mas tou outra vez perto de uma crise de euforia, sem dorir, fazer tudo muito rápido e agitadissima

  14. gilnei on

    ola,exatamebnte o q tenho , naum sei, mas agora sei e admito isso, em outros tempos se alguem falasse q eu tinha algum problema era para puxar briga, por enquanto a pisiquiatra diss q só estou depressiva,para qm nunca tomou remédio d nenhu´ma espécie, é coplicado, estou tomando donaren 50mg e diazepan 10mg, mas só fez bem efeito no começo , a menos de um mês, agora ja naum esta tanto,e cada dia q passa fiko ais angustiada, mas preciso tomar pelo uma cartela do doraren para ter certeza q ele naum vai me servir, abraços e obrigado pelo espaço para poder desabafar…

    • nara on

      boa noite gilnei.
      fui ao médico cardiologista ele me passou donarem.falou q nao tenho nada no coração e que as arritimias são de nervoso.
      fiquei com medo de tomar e não comprei.
      mas estou muito irritada com tudo.
      li seu relato e gostaria de saber por favor se vc se deu bem com doanarem.
      bjus,
      nara

  15. Karina on

    Oi deixei meu depoimento no dia 16/03.
    Que bom encontrar pessoas com situações e problemas parecidos. Estou bem agora pessoal, perdi peso através de dieta, continuo tomando os medicamento e indo ao psiquiatra a cada dois meses, não faço mais terapia, cansei daquele ciclo vicíoso. Hoje aceito a doença e a vejo de outra forma, sei que é difícil conviver com ela, imagine só quem convive com nós!!!! Tenho as fases depressivas e sofro muito com ela, essa é a minha grande dificuldade e o piorrrr. Já voltei ao trabalho e senti um certo “PRECONCEITO” por parte das pessoas que se julgam normais ??? Acho que estou muito mais centrada e normal do que elas, porque tentam impor limites como se eu estivesse doente… QUE MUNDO VIVEMOS….
    Com quase um ano de tratamento aprendi muitas coisas e principalmente a me dar valor que sou capaz de muitas coisas basta acreditar em você.
    Fiquem c/ Deus e um bj em seu coração

  16. Debora on

    Olá, ai nao sei se é um alivio ou um pesadelo ver que tem mais pessoas com poblemas parecidos com o meu, bom acabei de voltar do psiquiatra na esperança de que esta vez o diagnostico esteja certo pq ja sao 4 ou 5 anos de diagnosticos errados remedios q nao deram certo descrensas e etc, é isso ai acho q tenho TBH mais provavel do tipo II c/ TCAP pq junto c/ a minha angustia o que me mata é a compulsao alimentar e sou mto preocupada com meu corpo faço de tudo para me cuidar mas qdo to feliz eu como qdo to triste tbem… EMGREÇO E ENGORDO de acordo com as ocilaçoes e isso me a comida nao preeche o vazio, eu tenho raiva de ter descoberto tao tarde pq qta coisa poderia ser diferente..mas ja foi… agora tento viver bem no presente meu medico acabou de mudar minha medicaçao p/ carbamazepina 400 mg ao dia eu pedi o topiramato mas ele nao quis me dar, nao sei se vc ja tomou este medicamento carbamazepina ? mas em todo caso se tiver alguma informaçao para me ajudar serei grata, pois li na bula que ele engorda e causa inchasso e nao quero de maneira nenhuma engordar… bom boa sorte e espero trocarmos experiencias que possam nos ajudar
    abraço

    • selma on

      Oi Débora ñ sei se já acertaram com a sua medicação, sei que passo por transtornos e crises depressivas e gostaria muito de manter contato com vc,quero saber sobre o Amato se vc já sabe me conta, ñ consigo entrar no meu msn, vc tem orkut?Me add vou esperar pelo seu convite ansiosamente.Bjks

  17. Mônica on

    Sou bipolar e decobri recentemente, apesar de todos a minha volta dizerem que não era normal eu achava que era “o meu jeito psicótico de ser”, mas respondendo a pergunta da DÉBORA eu tomo carbamazepina e realmente engorda, o problema é que dá muita fome, e assim como vc sou totalmente paranóica com o meu peso, confesso que as vezes burlo o remédio e tomo outras coisas para emagrecer, mas no fundo eu sei que isso só faz mal para mim, mas é bem mais forte do que eu… No momento, estou em crise depressiva e é tão dificil ter amigos nessa hora, minha familia não sabe, então eu carrego isso sozinha, é realmente uma m…, ao mesmo tempo que me sinto só tenho vontade de matar todos a miha volta e assim meus amigos não me entendem… o pior é que só duas pessoas sabem desse problema e até elas se afastam de mim. Acho que a solidão é que me cai bem.

    • selma on

      Oi Monica estou passando já algum tempo por crises depressivas.Vc tem orkut pois não consigo entrar no meu msn e gostaria muito de manter contato com vc,me add estarei esperando ansiosamente o seu convite. Bjks

      • fernada@hotmail.com on

        selmita.vc ta sumida…..meu kblo ta ruim….me ajuda tb

  18. Kamila on

    eu estou em tratamento psiquiátrico há sete anos…acabei de completar 29 anos de idade…teria td para ser feliz e até sou, mas sou dependente de remédios pelo ke td indica.Adoraria um dia meter o pé em todos eles e viver a minha vida, mas ainda não é o caso…pootz, tou preocupada com o lance da carbamazepina, pois meu médico me receitou e comecei o uso hj. Não estou “grog”, apenas mais calma, se bem ke a dose é bem pekena, meio comprimido 3X ao dia. Tenho uma academia, malho quase diariamente, cuido da alimentação, será que mesmo assim vou engordar? =(
    Kem kiser trocar experiências meu msn: kamiladepaulaeduardo@hotmail.com.
    Bjux, amigos!

  19. Núbia on

    AS VESEs não me sinto bem em ler esses relatos de vocÊS que são bipolares ,os acho muito sofridos.sem forças para lutar.Sou bipolar, passei por todas as fases de loucuras,porém quando conseguia melhorar um pouco agarrava todas as possibilidades para viver e ser feliz.Engordei 24 quilos depois sofrir um acidente de carro e fraturei os dois fêmus.Mas estou viva e amo meus filhos e isso faz com que eu tenha uma vida normal para lutar,é claro que tomo medicamentos e sempre irei tomá-los.Só sei que dar pra ter uma vida normal ´so depende de nós.Acredite!Eu sou feliz e vivo muito bem(bipolar há 10 anos).

  20. Teresa on

    Bom dia, fiquei impressionada com a sinceridade das pessoas, senti vontade de falar de mim, tenho 43 anos e a 9 fui diagnosticada como ansiosa, prescreveram Lorax e o que aconteceu foi que fiquei viciada a ponto de tomar mais de 20 comprimidos por dia e nos últimos tempos também passei a comsumir álcool em grande quantidade, me vi internada derrepente numa clínica psiquiátrica por meses, interditada pela mãe e finalmente diagnosticada como bipolar. Agora voltei ao trabalho, nem preciso dizer que carregando o estigma de louca e o interessante é q

  21. Teresa on

    Sou bipolar mas só agora depois de quase 9 anos fui diagnosticada, tenho 43 anos e depois de uma separação e um cancer fui tratada como depressiva-ansiosa, receitaram Lorax e me viciei tomando quase 20 por dia com Alcool, acabei internada numa clínica psiquiátrica por meses até receber o tratamento adequado, agora recomeço a vida sem muito ânimo, tomando Lexapro e Fernegan, me sinto velha e sem muito tempo para recuperar tudo o que perdi (como típica bipolar gastei demais e tive vários relacionamentos que só me machucaram). Meus dias se alternam em razoáveis e medíocres, procuro não pensar em coisas ruins, mas as vezes elas tomam meus pensamentos de assalto (esqueci de dizer que estou interditada pela minha mãe que eu sempre odiei)gostaria de trocar minhas esperiências com vocês.

    • fernada@hotmail.com on

      procura a selma

  22. Beatriz on

    ólá. eu não sei se sou bipola, mas tenhu caracteristicas. amei seu blog. mesmo.palavras bem sentimentais. e bem explicitas. dá pra sentir vc lendo-as. bom é isso. brigada pela oportunidade de te ler. bju.

  23. nonlegornonlegar on

    Hun tambem sou bipolar descobri tem 1 mes…Estou tentando uma medicaçao que nao esta dando mto certo..Meu medico me sugeriu o CArbolitium..Mas eu ainda tenho medo dos efeitos colaterais…
    Podemos compartilhar os aprndizados!!
    Um abraço

    • valdenice on

      eu tenho uma filha que descobriu que e bipolar toma carbolitiio um a mais de 9 anos leva uma vida normal so tem que fazer exame de sangue cada 90 dias pra ver como esta seu litio no sangue

  24. andresa on

    Olá, tenho 31 anos e dia dois de novembro faz dois anos que estou doente, comecei com ataques cardíacos, a sensação era de morte, uma angustia que não tem fim, fiz vários exames que comprovam que não tenho nada, eletro então fiz muitos, quando tinha crises corria para o hospital e eles me davam Diazepan, hoje já nem vou consigo me controlar mais com tudo isso engordei 12 quilos.
    Já passei por vários médicos um diagnosticou depressão e me mandou tomar flouxetina que me fez passar muito mal tive todos os efeitos contrários do remédio.
    Eu tenho certeza que não sou depressiva, eu sou alegre divertida tentava conversar com a medica, mas ela não me escutava, então troquei de medico que me passou Neo Amitriptilin esse então só me fez dormir, ele viu meus exames e me disse que eu não tenho nada, mas de tanto tentar fazer ele entender que eu me sentia muito mal me passou Lorax que estou tomando a dois meses, ele disse que pode ser síndrome do pânico e disse para fazer exercícios que sou muito nova para ter essas coisas, ai mudei de medico de novo e tenho consulta dia 28 espero que este me ajude.
    Eu acho que as pessoas não têm idéia do que nos que tomamos esses remédios passamos, acho que ninguém aqui queria estar tomando um monte de tarja preta e ser tratados como louco, hoje até tiro onda falo brincando cuidado comigo que eu tomo tarja preta, mas é triste não poder contar com as pessoas que você mais ama porque todos acabam te achando fraco dizem para ter pensamentos positivos como se eu não tivesse.
    Só sei galera que é muito difícil, mas estou ai às vezes muito mal, hoje mais ou menos, mas se Deus quiser amanhã vai ser diferente.
    Adorei o blog, abraços para todos.

    • ramis on

      Andresa.
      Essa história de mandar fazer exercícios é relativa.
      Se fosse assim, atletas não teriam distúrbios como depressão, pânico e outros.(e acredite-me, eles também têm)
      Realmente exercitar-se é ótimo em todos os sentidos.
      Mas às vezes o problema está ai: não ter forças para sair da cama sequer para pegar um copo d’água.
      O médico que te mandou fazer exercícios deveria fazer uma reciclagem geral e principalmente ler um pouco mais sobre psiquiatria.

    • Tuca on

      oi andresa….li o seu depoimeto…..ñ sou medica, mas tenho quase q certeza q vc sofre de sindrome do panico…..eh horrivel a sensação de morte q seexperimenta….ha um psiquiatra renomado nesta especialidade eh o DR. lotuffo…..c/a medicação certa vc tera uma vida normal….sei q tem medo das crises…..os calmantes so ajudam na crise, mas ñ trata da causa….so c/antidepressivos e c/doses cavalares é q os sintomas atenuarão e c/isso a liberdade….acredite…logo mais suas crises desaparecerão….fique c deus

    • Caroline Luiza Pereira on

      oi andresa me add no msn… tu é muito parecida comigo… beijos… caroluiza@ig.com.br

  25. RITA DE CASSIA on

    Amigo sou bipolar desde os dezesseis anos agora tenho 30 tomo medicação certinha depakene 250 mg de manha 250mg de noite e diazepan eu era insuportavel hoge sou outra pessoa fazem dois anos que melhorei so que estou bem gordinha mas muito bem se vc se acertar bem com tratamento vc vai ficar muito bem um abração RITA

  26. Karina on

    Oi pessoal meu primeiro relato deixei no dia 16/03 e o segundo 05/06 que legal que a pag está sendo visitada, amo esse blog. Fiquei todo esse tempo sem visitá-lo, pois tive três fatalidades na família em tão pouco tempo, a 1ª foi o falecimento da minha avó e depois de 42 dias perdi a minha mãe, uma pessoa que tanto amava, amiga e companheira e agora recentemente perdi o meu avô.Não consigo entender o porque das coisas e muito menos porque comigo que estou em luta constante com esse fantasminha que as vezes me assombra, continuo c/ o tratamento psiquiatrico, tenho as fases depressivas, irritabilidade e angústia e continuo levando a vida, vamos pegar de cada relato uma peça de quebra-cabeças para montarmos o nosso próprio quebra-cabeças que é a vida.Fiquem c/ Deus e um bj em todos os corações.

  27. li silva on

    Me indentifiquei muito com o blog, sou bipolar a 4 meses, no começo tinha muita vergonha de ser rotulada como doida, nome este q nunca gostei de falar, na verdade sempre fui preconceituosa sobre o assunto e hoje me vejo nesta situaçao, quando estou bem, como é o caso de hoje nao gosto que sintam pena de mim, odeio as pessoas me olhando com dó.Escondo muita coisa do meu marido, sensaçoes estranhas,aluciçoes, e outras coisas q voces conhecem, ainda nao acostumei com as reaçoes dos remedios que me deixam completamente drogada e por isso acabo abandonando o tratamento e alguns dias estou pra baixo de novo, faço coisas que nao me lembro e muito mais…gostaria que me add para trocarmos esperiencia.Tenho uma amiga tambem bipolar que nos relacionamos assim*COMO ESTA SEU GALO HOJE?Nao sei se lembram daquele galo antigo que nossas mae usavam de infeite q mudava de cor quando mudava o tempo,pois é.Hoje meu galinho esta azul e o seu? Me add elietecambraiaa@hotmail.com ou mande email elietecambraia@yahoo.com.br
    Bjs.Fiquem com Deus

    • Tatiana on

      Oi, te adicionei no msn. Também sou bipolar e procuro pessoas para conversar sobre esse tema.
      Bjs

  28. andre luiz on

    Srs boa tarde !!!
    Meu nome e andre e estava passeando pela internet e descobri esse blog !!! achei muito interesssante essas experiencias de vida e o mais interessante foi a forca que cada um manifesta independente das circunstancias ,o proprio reponsavel por esse
    blog nos passa sempre esperanca ,logo no comeco ,pude observar sua persistencia no estudo e no trabalho, espero poder colaborar da melhor forma possivel ,e tambem relatar sobre minhas experiencias e desafios abcs

    • Lu on

      Sou psicóloga… sempre achei que tinha algo errado comigo… não sabia exatamente o que era, pensei em TDH, Transtorno de ansiedade mas meu diagnostico não fechava, até que um dia comprei um livro sobre uma jovem relatando o seu transtorno Bipolar, por vezes me identifiquei por outras não, então comentei com minha colega de trabalho uma psiquiatra e acabamos fechando o meu diagnostico; ciclotimia… Desde então senti um alivio misturado com pesar… alivio por ter um nome a dar aos meus sintomas… de poder tratar… e pesar em saber que passei tanto tempo sofrendo…Já faz um ano que sei que tenho o transtorno e já utilizei algumas medicaçoes o lítio, Depakote e a rispiridona que me fizeram ganhar em dois meses 16 kilos a mais… Hoje só tomo o Amato… Se quiseres me add no msn fique avontade Bjs

      • alessandra on

        oi lu, vc falou que engordou com os outros medicamentos, e com o Amato, vc tambem engordou??

  29. Ana Medeiros on

    Tenho umas experiências e questões que gostaria de lhe colocar, nomedaamente acerca da medicação.

    Quer estabelecer contacto?

    Gostei do seu Blogue, Parabéns

    é importante fomentar a discussão sobre estes assuntos

  30. Andreia Batista on

    Ei pessoal,estou feliz por ter pessoas para desabafar como vcs que tem o mesmo problema que eu, pois os que se dizem “normais” só sabem me chamar de louca, doida,porém sei que nem eu e muito menos vcs são…estou tendo problema com os efeitos da medicação estou fazendo uso do RIVOTRIL,DORMIRE,SEROQUEL,DEPAKOTE,BUP,E CARBOLITIUM.alguem de vcs já tiveram problemas como;boca seca,aumento de peso com esses medicamentos?BEJOoOoOos para todos vcs e fiquem com Deus!!!

    • nando on

      Tente o depakot em minha irmã funcionou! Rivotril não é para a doença!

  31. Karina on

    Oi Andreia, meu nome é Karina e frequento a pagina e deixo alguns relatos. Respondendo as suas perguntas sobre os medicamentos já tomei no início o Rivotril (2mg) foi bom no começo, mas para mim virou um vicío usa-lo percebi e deixei de vez em usá-lo. Hoje tomo somente o Seroquel à noite de 200 mg, já fiz o uso do Bup de 150 mg por alguns meses e tomava o Amato de 100 mg após o almoço foi ótimo a conbinação do Seroquel á noite, o BUP após o café da manha e excelente o Amato (topiramato) após o almoço me ajudou na redução do peso, não sei especificar se realmente foi ele, pois a partir da combinação desses remédios tomei a iniciativa de procurar uma nutricionista e fazer dieta alimentar, tente isso e pergunte ao seu médico sobreo Amato (topiramato) o que ele acha, dou um testemunho após a dieta já perdi 13 kilos e sei que não vou adquiri-los mais, continuo com a dieta e só tomo o Seroquel.Sou bipolar diagnosticada há 1 ano e 7 meses. Tente vc vai conseguir, ao meu ver seu corpo está em fase de adaptação com os medicamentos, vc mesmo vai perceber o que lhe faz bem e o que lhe faz mal. Fiquem c/ Deus e um bj em todos os corações

    • Rinaldo on

      Oi pessoal, gostaria muito de conversar com voces e ter mais informações a respeito do transtorno Bipolar, se puderem me ajudar agradeço muito, quem quiser pode me add vlw. rinaldocvasconcellos@hotmail.com bjssss a tds.

      • Tatiana on

        Rinaldo, eu adicionei vc ao meu msn. Sou bipolar, faço o tratamento e se puder ajudar ficarei feliz.
        Tati

  32. Mao on

    Boa tarde, este momento estou no laboratório da universidade, realmente me sentindo mal… Descobri na minha aula de psicologia que talvez poderia ser Ciclotímico, que apesar de não ter os ataques agressivos, muitas vezes chego a pensar em fazer besteiras, sair desse plano. Ainda não procureir um psicologo, estou relutando para, mas apenas fiz um teste que me apontou com grandes chances de ter a Ciclotimia.

    • silvana on

      OLÁ,cOMO MUITAS PESSOAS QUE ESTÃO “VIVAS”TIVE MUITOS PROBLEMAS NESTA VIDA MAS MAL SABIA EU QUE O PIOR AINDA ESTAVA POR VIR ,PARA RESUMIR,DEPOIS DE MUITAS CONSULTAS CO M CLÍNICOS GERAL,PSIQUIATRA,PSICÓLOGO,ME CONVENCI QUE ESTAVA COM DEPRESSÃO,TOMEI VÁRIOS REMÉDIOS ,ESSES CONHECIDOS,E JÁ NÃO SABIA MAIS O QUE ERA PIOR SE ERA COM OS REMÉDIOS OU SEM ELES,TUDO ERA HORRÍVEL,PORÉM UM DIA EM UMA DE MINHAS CONSULTAS AO MÉDICO, UM DELES EXPLICOU-ME QUE OS REMÉDIOS NÃO PODERIAM ME DAR A CURA ,QUE APENAS ME AJUDAVAM A NÃO MORRER NO POÇO QUE EU ESTAVA,QUE SOMENTE JESUS PODERIA ME TIRAR DESSE POÇO,FOI O QUE FIZ ENTÃO,COMO A PALAVRA DIZ,BUSCAR-ME-EIS E ME ACHAREIS QUANDO BUSCARDES DE TODO O CORAÇÃO E DIZ TAMBÉM QUE O QUE IMPOSSÍVEL PARA OS HOMENS É POSSÍVEL PARA DEUS, FAZEM JÁ NOVE ANOS QUE JESUS CUROU-ME E NUNCA MAIS TOMEI ESSES REMÉDIOS,SEI QUE TALVEZ NÃO ERA ISSO QUE VOCÊ QUERIA VER, MAS É A MELHOR COISA VOLTAR A SER “NORMAL” NOVAMENTE E AINDA GANHAR A SALVAÇÃO PARA UMA VIDA ETERNA COM DEUS. QUE DEUS ABENÇÕE A TODOS!

  33. Ricardo Gomes on

    oi! estou transtornado com essa patologia; sou um bipolar, faço tratamento com algumas medicações (amato, clor. de ser
    tralina, rivotril e frontal xr), qdo eu deixo de tomá-los,
    é um caus, como eu me encontro agora, RAIVOSO!!!, ah, que saco!

  34. Beatriz on

    oi, tenho 17(quase 18)anos e me interessei pelo seu blog, queria poder lhe conhecer mais. Também sou bipolar e tbm tomo litio. Se puder entrar em contato, eu agradeço. beijos :*

    • Alberto on

      oLÁ
      COMO VAI TENHO 35 ANOS E TAMBÉM TENHO ESTE PROBLEMA…….,,
      OBRIGADO

  35. Eliana on

    Li seu blog e achei interessante tenho uma prima que tem bipolar e ontem ela foi internada numa clinica e gostaria de saber como sou da família o que eu posso ajudar ela…O que eu posso fazer

  36. Gal on

    Olá! estou no fundo do poço, não sei o que eu tenho. a minha médica da vez me diagnosticou como ciclotimica tomei respiridona e lamitor 2 meses e nada. estou a quinze dias sem tomar nada e estou péssima. tem 15 dias que sai de Curitiba pra morar em Recife e isso está me fazendo ficar pior, acho tudo horrivel, sujo, tenho muita raiva do meu marido que nos trouxe pra cá.o que eu faço?

  37. Lêda on

    Tenho 65 anos,o tempo passou muito rapido para mim.Fui mãe solteira,meu noivo me abandonou,tive minha filha no interior,em um casebre,meu pai me expulsou de casa, eu não tinha preparo algum, para criar uma criança,trabalhar etc. Mais eu fiz e tive até sucesso, minha filha estudou,conheceu os Estados Unidos Europoa,etc. Ela casou, eu soube que ela propria me disse claramente que eles iriam me interditar para ficar com algumas propriedades que construir sozinha,com muito trabalho,honesto,Eles moram em outro Estado do Brasil. Hoje fico sozinha, sem pensão vivo de um aluguel.Estou sozinha e em depressão sou bipolar.Não saio de casa, fico deitada na cama o dia todo,o médico ainda não descobriu um remedio que desse certo para mim,cada troca de remedio é mais dinheiro que gasto,e muitos problemas colaterais. Não tenho amigos.Peço todos os dias a Deus que me leve deste mundo.A unuica coisa que me distrai é a internet.

  38. Karina on

    Leda, não sei se posso ajudar muito vc, mas vou dar uma dica quanto aos medicamentos, na minha cidade existe um órgão da prefeitura que se chama farmácia de auto custo são remédios fornecidos de graça à população, existe um formulário a ser preenchido pelo médico,laudo, etc… enfim documentos burocraticos a serem levados, procure se informar com o seu médico se existe na sua cidade e não desista do tratamento, acredite nele… Sabe todos nós do blog somos bipolares, temos uma história a contar; cada dia é um dia, não sabemos como será o nosso humor e por isso não vamos desistir da nossa vida. Força e coragem, fique c/ deus

  39. William on

    Acho que sou bipolar.
    Tive encefalite herpetica no mes de novembro do ano passado.
    Tudo comecou aí..
    Alguem pode ajudar:?
    msn- wglcf@hotmail.com

  40. Willian on

    Quando puder volte a postar amigo! Seus artigos são nota 10! Gosto muito de lê-lo! Abs, Will (bipolar brasil).

  41. jânia 9 dedezembro 2010 on

    Descobrir que sou bipolar a 3 anos, mais até hoje não mim conformo; não sei o que é pior tomar rémedio ou ficar sem tomá-los, pois os efeitos colaterais não são nada agradaveis,varia de confusão mental,cansaço visão turva e ajuda a piorar a silhueta.

  42. Regina on

    Ola, sou Regina, tenho 36 anos, sou mae de 3 lindos filhos, cada um de um romance….minha bipolaridade começou muito cedo, mais que eu vinha a descobrir foi por volta dos 33 anos;;;depois que fiz um estrago enorme na minha vida sentimental e financeira. sempre fui muito inteligente, sempre tive empregos maravilhosos, cargos importantes, mas ao mesmo tempo nao dava valor, por qualquer motivo mandava todo mundo pra puta que pariu e sai da emprego, em menos de uma semena lá tava eu, na frente de outro diretor de alguma grande empresa pegando outro cargo super importante e ganhando super bem.

    Namorado nao me faltava, conquistava todo mundo com a minha beleza e meu carisma brilhante, da mesma forma que eu amava da noite para o dia, eu deixava de amar…E dispensava sem a minima consideração. Noivados eu nao sei qtos eu fiz, casamentos foram 5….

    Nervosa, impulsiva, louca, depressiva, alegre, euforica, maniaca, psicopata, maluca, companheira, amiga, sincera, justa, leal, honesta, trabalhadora, criativa,
    otima mae, pessima esposa, brigona, mandona, possessiva, ciumenta…era tudo isso e um pouco mais…E assim foram anos e anos.

    Dividas e m ais dividas, qtos mais eu ganhava, mais eu gastava. Comprava roupas e calçadas, joias, bijuterias, tudo em excesso e de nada eu gostava, nao sabia comprar pouco, tudo exagerado, vivia devendo ate as lojinhas da esquina.

    Nunca amei ninguem, nao sei oque é amar, somente sei o que é ter possessao sobre eles. Atualmente eu nao estou casada e nem solteira, estou no 5 casamento, mas nao deixo morar na minha casa, pois so nesse casamento ja separamos 38 vezes. Pois eu tenho 36 anos e ele 26 anos, temos uma filha de 2 anos e 8 meses, eu por causa do transtorno bipolar e eu nao estava fazendo tratamento e por causa do desequilibrio do humor e por causa do ciume doentio dele e das agressoes fisicas, virou um inferno a nossa convivenvia.

    sem falar que eu bebia demais, esqeuci desse detalhe. Mas vou resumir a minha historia.

    Fiz varios tratamentos aos longos dos anos, antes de descobrir que eu tinha TAB, achavam que eu tinha so depressao. Comecei a tratar aos 21 anos com antidepressivos. Aos 33 anos comecei entao os tratamentos para TAB e TOC transt. Obssessivo e Compulsivo. tratei com Litio, depakene, sertralina, welbutrin, rispirona, e mais uns 20 tipos de remedios, todos me levaram a obsidade. faz 2 meses que acertaram um remedio magico para mim, que equilibraram meu humor, acabaram as minhas depressao e nao deixaram eu engordar mais, pois eu tenho um corpo muito bonito, tenho 1,69 e peço 63kg. estou tomando AMATO 100gr e nenhum remedio a mais e estou otima. nao estou mais irritada, nao estou tendo surto de nervos, nao estou triste e nem euforica, nao bebo, nao estou tendo compulsao por compras e nem por comidas, estou tendo uma qualidade de vida otima.

    Quem quiser tc comigo, é só me add. EU AMO A VIDA E AMO MEUS FILHOS.

    Fiquem todos com Deus.

    regyna.souza@hotmail.com

    • selma on

      Oi Regyna gostei muito do seu comentário, faço tratamento com Rivotril e sinto que ñ posso ficar sem ele mesmo assim continuo me sentindo muito triste ,ansiosa,enfurecida ,chego a maltratar meu esposo sem nenhum motivo,gostaria de saber mais sobre o Amato. obrigada. bjks

  43. Ana on

    Olá!Passei 33 anos sem saber quem eu era e,só agora aos 35 começo a vislumbrar um pouco do que sou e do que fui.Estou em tratamento há 2 anos com Amato,Rivotril e Procimax. Confesso que,ainda não tenho ânimo para muita coisa e continuo me sentindo um E.T entre os que se dizem normais.Gostei do Blog e da troca de experiências.Abraço a todos e boa sorte.

  44. liliana costa on

    me mande as atualizaçoes obrigada

  45. Daniella on

    Regina,a minha historia e bem parecida com a sua,nao tinha consciencia que isso era uma doença,procurei ajuda e descobri que sou bipolar,hoje faço terapia e tomo topamax 25mg 2x ao dia , fluoxetina 40mg e 1 eutonis 2mg a noite, pois tinha insonias terriveis. Hj gracas a deus me sinto otima. Boa sorte a todos

  46. Ronaldo on

    OLA SOU BIPOLAR DO TIPO 2 A 3 ANOS DESCOBRI.
    MAIS COM 1 ANOS TOMANDO O REMEDIO CERTINHO ,DECIDI PARAR DE TOMAR PQ EU ESTAVA LEVANDO UMA VIDA MUITO SEM GRAÇA,ERA SO DO TRABALHO P CASA DA CASA P TRABALHO , E ENTAO PAREI DE TOMAR O REMEDIO E PASSOU UNS 5 MESES E ENTREI EM HIPOMANIA,A MELHOR PARTE PQ VC FICA + SEDUTOR CONVERSAR MAIS COM AS PESSOAS FAZ TUDO CERTO TEM GRANDES PLANOS E NO MEU CASO FIZ TUDO Q DESEJAVA.
    PASSEI EM SEGUNDO LUGAR NO CONCURSO DA AERONALTICA
    E NA PROVA FISICA ENTAO…. NEM PRECISA FALAR QUANDO VC ESTA NESSA FASE VC FICA COM MAIS ENERGIA,PARECE Q SEU VIGOR AUMENTA EM 1000.
    + O ONICO RUIM NO MEIO DISSO TUDO ERA Q EU NAO PREGAVA O OLHO E EU ESTUDEI SOBRE ISSO E SEI Q A PESSOA SO ENTRA EM DEPRESSAO SE NAO DURMIR OU SEJA SE NAO DESCANSAR A CABEÇA.
    AI COMEÇEI A TOMAR CLONAZEPAN E QUANDO TOMO EU APAGO + NO DIA SEGUINTE TO INTEIRINHO DE NOVO CHEIO DE DISPOSIÇAO.
    TENHO 22 ANOS E POW …MUDOU TUDO HJ TENHO UMA NAMORADA ,CASA E CARRO ,ANTES EU MORAVA NA CASA DA MAMAEE ERA SEM COR A VIDA.
    E NESSE MOMENTO LENDO O DOPOIMENTO DE VCS ,EU CONSIGO USAR ESSA DOENÇA AO MEU FAVOR DE FORMA MUITO POSITIVA.
    ESPERO Q ISSO DURE P SEMPRE.
    BOM QUEM QUISER TROCAR EXPERIENCIA É SO ME ADD NO MSN

    RONALDO_EUFO@HOTMAIL.COM

    VLWW ABRAÇAO A TODOS.

  47. Caroline Luiza Pereira on

    Adorei o BLog… pelas trocas de experiencias….
    Quem quiser me add no msn é caroluiza@ig.com.br
    Todas as histórias tem um pouco de mim… com mais um pouco talvez….rs
    O que mais acho incrível é o fato dessa porcaria de doença dar e pessoas tão queridas e animadas como nos….
    E em um minuto podemos destruir o que construímos e nos destruir… realmente é muito triste….dói.. e nao merecemos….
    Me add para sermos amigos…..Fiquem com Deus…..

  48. CELIA on

    MEU NOME É CÉLIA eu tenho 3 filhos casada 34 anos no parto do ultimo filho tive hemorra,gia interna tomei 11 bolsas de sangue ñ morri porq DEUS é misericordioso e tem obras a realizar na minha vida,depois q meu bebe tava co 6 meses me deu uma crise louca me sufocando pensei q ia morrer fui para no hospital,dai p frente foi constatado sindrome do panico,comecei com clonazepam a noite e sertralina de manhã só o sertralina tava me emagrecendo e já sou magra,ai o medico trocou por AMITRIPTILIN ,disse q engorda vcs sabem de alguma coisa sobre esse remédioéle engorda msm ?abraço!ESTOU bem mas continuo com os medicamentos,o medico disse q se eu quizer para tenho q fazer um diario e uma atividade fisica,mas infelizmente ñ consegui,mas tenho fé em DEUS q é só uma fase e vou passar em nome de JESUS!BJS A TDS E FORÇA!!!!!

  49. vivianh on

    Seu blog é muito interessante e vc também.Entre em contato comigo e aí posso te mostrar que também sou beijos.Acredite não é mentira,beijos novamente.

  50. Cláudia Lanzana on

    Olá, gostei de seu blog, parabéns. Também possuo um que falo de minhas esquisitices
    Aqui o link dele, quase não tenho postado pela falta de tempo.

    . http://jeitoesquisito.blogspot.com/

    Abraços, sucesso e muita comunhão com Deus.

  51. andrea on

    Sou diagnosticada como bipolar a pouco tempo, mas tenho certeza que a doença me ronda ha muito tempo. A doença me leva do fundo do poço a euforia muito rápido, estou em uma fase difícil. E o pior da doença, é a sensação que ela me dá de: Quem sou eu? O que è equilibrio?. minha felicidade é real, ou estou maníaca, triste ou depressiva.
    Faço minha família sofrer e sofro horrores tbém.
    tomei depakote e virei uma baleia, agora estou com o geodon, mas ainda não consegui segurar a crise, pensamentos rápidos e sono zero.

  52. Karina on

    Cara vc é D+ adoro esse blog, continue nos visitando quando puder, deixei o meu primeiro depoimento em 16/03/2009 havia aproximadamento 14 comentários, olhe agora, vamos continuar deixando depoimento, fatos, desabafos e ou lendo alguns depoimentos, sempre estamos aprendendo e diminuindo as marguras que sentimos, cada um na sua maneira, estou bem, continuo bipolar,apenas tomando quetiapina/ seroquel de 100 mg, antes era 200, fazem 7 meses diminui a dosagem por conta e estou ótima, não tenham medo de ser feliz, temos que conviver c/ esse fantasminha …., mas não deixar que tome conta da nossa mente e corpo, Feliz Natal e Prospero Ano Novo, que em 2012 muitas coisas prosperem para todos nós

  53. Eva Fagundes on

    Para quem engorda(tem essa tendencia) com Lítio tem a opção do Topiramato,minha psiquiatra me passou e voltei a ter o peso de antes do T.A.Bipolar e das medicações.Um abraço!

  54. Silvana Santos Tonon on

    Descobri há alguns dias que tenho transtorno bipolar,e durante anos estava sendo tratada como uma depressiva qualquer.Há 1 mês de fazer 2 anos que tentei o suicidio,meu antigo psiquiatra me receitava fluoxetina.
    E nesta semana vou passar com outro psiquiatra,mas a psicologa que conversei no lugar onde vou passar,disse que pelas perguntas e pelas respostas que dei, que o meu caso é transtorno bipolar.Mas eu tenho horror a engordar,eu já tenho tendência,por isso gostaria de saber qual medicamento que acompanha o litio, que ajuda a não engordar?
    obrigado.

    • Jana on

      Olá Silvana,
      Entendo perfeitamente o que está passando.Faz 03 anos que descobri ser bipolar.No começo, os médicos tratavam como ansiedade, depressão, entre outros.Eu piorava a cada dia que se passava.Em 2009, encontrei um profissonal excelente que diagnosticou a minha doença.No começo não foi nada fácil.Tomei vários medicamentos,entre eles o lítio.Inclusive tomo até hoje.Tb engordei, mas o meu médico garantiu que não foi por causa do lítio.Não é fácil, mas tenho que fazer reeducação alimentar para não engordar. A Internet é um ótimo canal de comunicação,mas tb pode encontrar informações que não são verdadeiras e só confundirá a sua cabeça.Tenha confiança em seu médico, o importante é vc estar bem. Aprendi que cada caso é um caso, é só uma fase, acredite.
      Abraços,
      Jana

  55. angelina on

    EU PENSEI QUE ERA BIPOLAR, SENTIA UM VAZIO IMENSO DENTRO DE MIM E NADA ME SATISFAZIA, A ALEGRIA ERA MOMENTANEA, MAS DEPOIS EU ME IRRITAA FICAVA CHATEADO FACILMENTE E TUDO ME CAUSAVA RAIVA. DESCOBRI QUE EU TINHA ERA UMA INSASTIFAÇÃO INTERNA POR FALTA DE DEUS, APRENDI A BUSCA-LO E HOJE TUDO MELHOROU BASTANTE. HOJE ME CASEI, TENHO LAZER, TRABALHO, FALO EM PUBLICO, SOU DIVERTIDA, TENHO ATE ANIMAIS NA MINHA RESPONSABILIDADE, O QUE ME FALATAVA ERA SABER DE DEUS E OBEDECE-LO COMO UM PAI AMOROSO, QUANDO EU VIVIA LONGE DELE EU FICAVA PERDIDO, COM MEDO, COM RAIVA, DEPRESSIVO, PORQUE O PROBLEMA ESTAVA DENTRO DE MIM, QUANDO ME DEPAREI DE FRENTE COM ESTES PROBLEMAS TODO, PERCEBI QUE SOU UMA PESSOA CHEIA D EFALHAS, NÃO SOU PERFEITO E QUE EU IRIA CONTINUAR A TER DEFEITOS, A ERRAR, MAS QUE TODOS OS MEIS AMIGOS, MINHA FAMILIA, MEU CPMJIGE IRIA AINDA SIM ME AMAR DO MESMO GEITO E AINDA MAIS PORQUE AGORA EU ERA EU MESMO. HOJE EU SOU REALIZADO E FELIZ.

  56. Loira Linda on

    Sou bipolar e tenho medo de abandonar os remédios, mas não quero tomar remédio a vida toda, alguém abandonou os remédios sem recaida?

    • ju on

      Ah que delicia seu blog! amei! parece que vc está\ sentado aqui na minha frente nessa noite insone… sou bipolar tb,,, e até que enfim encontrei alguém que pensa e desabafa como eu kkkkk e que é erudito e tem humor sarcástico kkkk ah volta a blogar por favor!

      bjo espero que esteja bem menino

      Ju …..

    • CatarinaB. on

      Não abandone os remedios, vc vai ficar um tempo bem e depois as crises vão vir sempre piores, siga as instruções do seu psiquiatra,ele vai tempo vc vai ter que se tratar e depois ele vai tirar o seu remédio diminuindo as doses até vc deixar completamente, sendo que em casos como o meu por exemplo que também sou bipolar,tem que tomar remédio a vida toda.. Mas não fica preocupada não conversa com seu médico.. bjo..

  57. Day on

    Bom dia pra todos..Tenho ciclotimia descobri ah 2 anos,sofro demais com isso,pq nem consigo levar a frente o trabalho a facul abandono tudo,no começo tudo esta otimo depois nao quer mais aquilo pra mim,,namoro ha 4 anos mais sempre terminando por causa do meu ciumes doentio que me faz fazer coisas q me arrependo …estou muito desanimada com minha vida ..queria conversar com alguém que sofre da mesma doença …tenham bom dia!!!

  58. Karina on

    Olá amigos, faz tempo que não frequento o blog… tenho boas notícias… faz seis meses que não tomo mais nada… adeus psiquiatra…. terapeuta…. seroquel (quetiapina 200mg)…. fui me livrando aos poucos dos remédios… não é fácil… mas para mi foi preciso… não sabia mais o pq estava tomando durante esses longos e arduos cinco anos… hoje sei que foi necessário…. mas sinto falta de muitas coisas que deixei de fazer… tenho alterações de humor, irritações como qualquer pessoa tem… mais aquele efeito de sedação e euforia já era… bjs no coração de todos

  59. CatarinaB. on

    Olá.. Meu nome é Catarina e tenho 22 anos, e com 13 anos fui diagnosticada com depressão,tudo começou com um transtorno obssesivo compulsivo, agressividade na escola,e mal desempenho escolar, eu sofria buylling na escola,por muitos anos me senti ridicularizada,mas sempre fiquei calada,não tinha amigos,daí começei a fumar cigarro e maconha,mamãe me levou ao psiquiatra que me pediu um eletroencefalograma que não acusou nada sério, apenas algumas ocilações,então ele me receitou a carbamapezina”tegretol” e fluoxetina””verotina”, e foi claro dizendo que se eu não me tratasse agora podia piorar mais tarde.. Dito e feito.. eu passei a não tomar os remedios porque não podia”beber”com o medicamento,então com 1 ano de tratamento parei de tomar achando que eu estava bem,e assim sucessivamente começava e parava , começava e parava…. o tempo passou e de 3 anos pra cá sofro com sindrome do panico,transtorno obssesivo compulsivo”” muito pior do que eu tinha” e descobri o transtorno bipolar de humor,onde eu era extremamente agressiva,agredia verbalmente e com ignorancia as pessoas que mais amo,me deixando muito triste e arrependida, mas eu não tinha mais controle sobre meus atos,eu não me reconhecia mais,fazia sexo sem proteção,não tinha respeito por mim nem pelo meu corpo,minha opinião mudava constantemente,passando a crise eu começava a rever tudo o que eu fiz e me arrepender,sempre com pensamentos ligados a morte e doenças, não saia de casa, desligava celular,fazia exames de sangue, porque nas vezes que transei sem camisinha eu acreditava já estar com o hiv, tinha todos os sintomas..mas nunca dava positivo..hoje mais consciente do meu problema e aceitando,tomo o medicamento corretamente,sendo eles o lítio,sertralina, alprazolam e rivotril 0,25 para os momentos de crises de fobia que graças a Deus não tenho há algum tempo.

    BOM DEIXO AQUI MEU DEPOIMENTO, PORQUE EU ACHO MUITO IMPORTANTE COMPARTILHAR HISTÓRIAS, CASO OUTRAS PESSOAS SE IDENTIFIQUEM,BUSCAR AJUDA E TRATAMENTO,É A MELHOR OPÇÃO, PORQUE QUANTO MAIS O TEMPO PASSA, A DOENÇA SE TORNA MAIS AGRESSIVA E O TRATAMENTO MAIS LONGO.. SENDO QUE EM ALGUNS CASOS MAIS GRAVES PODE SER TORNAR IRREVERSIVEL E TER QUE TOMAR REMEDIOS PELO RESTO DA VIDA, ENTÃO APRENDI QUE É LEGAL DEIXAR O PRECONCEITO DE LADO E PROCURAR UM PSIQUIATRA!

  60. Fábio de Souza Dias on

    Oi meu nome é Fábio Dias. Tenho 47 anos, sou professor de Biologia e fui diagnosticado como bipolar aos 26 anos. O período de crise sempre começou com uma fase de mania onde o sono vai se esvaindo de uma forma progressiva ( atenção a falta de sono é um dos primeiros sinais de algo não vai bem), onde a auto estima se torna maior e você se acha “o cara”. Corridas de madrugada, escaladas em montanhas.Qualquer tipo de aventura eu estava disposto. O revés, o período de depressão foi marcado, da primeira vez, por uma sensação total de prostração onde eu não conseguia me mover. Parecia que tinham sugado todas minhas energias………… Hoje faço tratamento psiquiátrico e psicoterápico em grupo. Este principalmente serve como monitoramento do meu comportamento…………. Desde já agradeço a todos. Não deixem de fazer contatos através de meu email. fabiodias.bio@hotmail.com

  61. Karina on

    Meu Deus o que está acontecendo comigo…. o mundo parece estar de cabeça para baixo… eu nessa irritação que nem eu entendo porque…. estava tão bem…. não consigo entender essas alterações de humor…. ficar de mal com a vida e enfim.. não sei o que faço? Retorno ao psiquiatra e volto a tomar os medicamento novamente…. faço terapia….. ou pulo da ponte… brincadeirinha não vou pular da ponte…. não estou a esse ponto…. espero…. perdendo o sono novamente….. O Senhor Jesus…. me liberta disso… não aguento mais….

    • Fábio de Souza Dias on

      Não deixe de alimentar sua fé mas não esqueça seu tratamento psiquiátrico……… . O estrago que pode acontecer em um surto pode ser devastador………

  62. simoni albara on

    Estou em tratamento bipolar a 11 meses ,e ainda nao consigo me acostumar com tudo isso.mas ate consigo levar a vida numa boa.mas gostaria de me relacionar com outros bipolares,vivo uma vida agitada por ser bipolar tipo 1.bjss

  63. Renata on

    oi, tenho praticamente o mesmo problema!

  64. Renata on

    descobri que sou bipolar, não estou me tratando. está muito difícil pra mim!

    • Mel on

      O seu blog é maravilhoso. Quando lia os seus post, era como se eu estivesse lendo a mim. To solteira, depois de arruinar com um casamento que durou pouco demais. Também me sinto angustiada com o diagnóstico de bipolaridade. Tomo lamictal e risperidona. Mas ainda não estou gostando da medicação. Me sinto deprimida, sozinha e sinto esse vazio. Também tenho um bom salário e poder aquisitivo razoavelmente bom. Mas esta tudo se perdendo pois a minha família quer que eu deixe minha casa para voltar para a casa de minha mãe. Preciso encontrar novamente a razão de viver, um bom companheiro, a magia da vida, das coincidências. Pelo menos ainda estou magra e espero não sair dos 52 kg. Me adiciona no Skype ou no msn no email indicado se ainda procura alguém para conversar.. ou uma companheira. Pois procuro o mesmo que você.. Volte a fazer seus relatos que são maravilhosamente íntimos, subjetivos e ao mesmo tempo tão comum ao meu intimo. Grata

  65. Lemos on

    Lemos
    Beth,compartilhando com vc minha vida meu médico durante 25 anos e professor da unicamp Tem me acompanhado entretanto esta doença e incurável. o mês passado. Bati o carro. Não consigo descer a escada sem. Ajuda. Então não posso dirigir meu carro . Bipolar é doença que limita vc em tudo, uma das consequência do litium é o tremor. E de brinde esquecimento . moro em campinas ,me sinto mal sendo tratado como doente , embora Seja .abraço a uma amiga virtual.

  66. mel on

    OI beth, eu também não gosto dessa situação. Pra mim é muito complicado me adaptar a medicação. Já tomei vários e eles me dão muito efeitos colaterais. OI Lemos. Espero que esteja bem e tente trocar a medicação até achar a que combina com seu organismo. HOje existe muitos remedios que substituim o lithium

  67. Karina on

    Oi pessoal aqui estou eu novamente, dando uma passada depois de deixar meu último depoimento em 16/11/2012, já faz tempo né!!!Fiz uma restropectiva da minha doença, ou melhor o fantasminha… Antes era ele que me dominava, ficava submissa aos remédios, terapias, procurando me entender e buscar respostas dentro de mim mesma… havia perdido minha identidade pessoal… a vida não é um mar de rosas ainda, mas graças a minha força de vontade posso dizer claramente que HOJE eu domino esse fantasminha, eu dito as regras, me amo mais, estou sempre preocupada e tomando o cuidado com o meu bem estar…se eu estiver bem comigo mesma, posso sorrir p/ vida e quem convive comigo tb pode se sentir um pouco aliviado do encargo de aturar os altos e baixos do estado de mau humor… que são consequências, dessa doença!!!!! Faz dois anos e seis meses que estou limpa de medicamentos… no momento sinto a necessidade de alimentar minha fé, para não perder a esperança… curada sei que não estou e sou bipolar faz seis anos, mas aprendi a conviver e lidar com as situações!!! bjs e fiquem com Deus meus queridos!!!

  68. Janes on

    Oi, eu faço tratamento par depressao ha anos, e hoje vejo que boa parte da minha depressao vem da minha falta de capacidade de lidar com o igual, o normal, o todo mundo.
    Sabe aquela frase “voce nao e todo mundo”, a mim se aplica 100%, eu nao tenho paciencia pra gente mais ou menos, vida mais ou menos, veja bem nao estou dizendo de bom ou ruim, mas do em cima do muro, do antes isso do que nada.

  69. Janes on

    So pra finalizar, muitas vezes a depressao, o transtorno bipopalar, ansiedade, vem da falta de habilidade de conviver num mundo de pessoas iguai, que fazem de tudo para ser mais na multidao, enquanto se voce ousar pensar diferente, agir diferente, ou assumir que viver nesse mundo esta cada dia mais dificil, entao vc e problematico, porque a maioria das pessoas nao querem ver a realidade. E isso, pronto, falei, to leve…rs

  70. Sandra Mara on

    Descobri ha poucos dias que tenho traços de bipolaridade e tenho boderline,depois de tantos anos fui diagnosticada com esses sintomas….Temos que ter forças…determinação. …e se agarrar com Deus para que possamos vencer um dia de cada vez.

  71. Adriane on

    Boa noite.
    Podemos conversar mais?
    Gostei muito da forma clara e envolvente que nos conta sobre sua vida.
    Um abraço.
    Adriane

  72. Cláudia Rocha on

    Bom dia. Que blog maravilhoso! Espero não ter chegado tarde demais. Meu marido é bipolar e sempre procuro ajuda.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: